quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Siga-me


" E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos - Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores.
Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram
."
Mateus 4:18 á 20

Já venho meditando neste versículo há algum tempo, também já preguei sobre ele num culto de jovens onde fomos convidados a compartilhar nosso testemunho, (na ocasião eu e meu noivo).
O que enfatizamos no dia foi o chamado de Deus e a renúncia que ele requer.

Em uma renúncia diária, que nos acompanhará para o resto da vida.

Mas voltando ao versículo,primeiramente uma das coisas que me chamou atenção foi a fé dos primeiros discípulos que como está escrito , "deixaram imediatamente as redes e o seguiram".
Pedro,André,Tiago e João, pouco tinham ouvido falar de Jesus, talvez ouvissem alguns rumores por conta de João batista que anunciava o batismo de arrependimento e a vinda do Messias.

Mas porque eles creram, a ponto de deixar tudo para trás?
No começo do novo testamento e andando pela Bíblia, não se fala em nenhum outro contato de Jesus com eles, antes de chamá-los para serem discípulos.

O que fez com que eles imediatamente obedecessem o chamado?

Simples: consciência do chamado, e é claro, obediência.


Quem tem um chamado sabe, está dentro de cada nova criatura o propósito de Deus, e ele testifica deste propósito.

O chamado de Deus sempre irá requerer de nós uma grande renúncia, como um pregador colocou dia desses : é um caminho de morte onde encontramos a vida no final.
(morte no sentido de renúncia).

Em Mateus 19:21 Jesus fala ao jovem rico o que devia fazer para entrar no Reino dos Céus já que ele obedecia a todos os mandamentos, ainda lhe faltava alguma coisa: Ele devia renunciar tudo o que tinha, e seguir Jesus.
Jesus não estava falando só do Reino dos Céus,o jovem estava.Mas Jesus também chamou o jovem para segui-lo.(repare)

Muitas pessoas obedecem os mandamentos, congregam,dão dízimo,oferta e se preocupam apenas em entrar no Reino do Céu, (se é que muitas de fato vão entrar),pensam em si mesmas, em garantir o seu "lugar ao céu" e os outros que se danem (perdão a palavra).
Se esquecem que têm um chamado, um propósito para suas vidas dentro do Reino de Deus aqui na terra.

Creio que o problema do jovem rico foi este.Ele queria fazer parte em "partes",queria o benefício, mas não aceitou o desafio de abrir mão de tudo por um chamado, como os discípulos fizeram.Estava acomodado com seus bens e sua vida legalista.

Creio que eles gostavam do que faziam, do que tinham, mas entenderam que havia um propósito maior.

E você, já largou as redes que te prendem para atender o chamado de Jesus para sua vida?